logo

"CONSTRANGIMENTO"

Sancionada lei que proíbe alunos de filmarem professores em sala de aula em Mato Grosso

A filmagem de qualquer atividade em sala de aula somente poderá ocorrer com consentimento de quem será filmado ou gravado


Por Redação Popularonline com VGN

img

ilustração

Em Mato Grosso está proibida a filmagem de professores em sala de aula, é o que prevê a lei 11.595/2021, sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM).


A norma, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), dispõe sobre a proibição de constrangimento ao livre exercício docente nas salas de aula dos estabelecimentos do Sistema Estadual de Ensino.
 

O artigo primeiro da lei estabelece: “Fica proibida a filmagem de professores e professoras no exercício da docência em qualquer estabelecimento que compõe o Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso, quando tal registro tiver por finalidade constranger ou limitar o livre pensamento, a liberdade de expressão e a ética educacional”.
 

Consta da norma que a filmagem de qualquer atividade em sala de aula somente poderá ocorrer nas atividades docentes em aulas e demais atividades de ensino, mediante consentimento de quem será filmado ou gravado.
 

“O responsável pela filmagem sem autorização, sem prejuízo das medidas cíveis e criminais cabíveis, será submetido às normas disciplinares do regimento escolar”.
 

A lei já está em vigor.
 

POLÊMICA

Em agosto deste ano, uma professora foi filmada em sala de aula por um aluno em uma escola particular de Cuiabá, fazendo comentários político-partidários contra o presidente Jair Bolsonaro para seus alunos. A docente acabou sendo suspensa pela instituição por três dias. 


Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

 


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.